quarta-feira, 18 de maio de 2011

ESCRITORES BRASILEIROS

O autor de teatro, cronista e roteirista Alcione Araújo é o convidado desta semana (dias 18 e 19 de maio) do projeto Escritores Brasileiros, primeiro no CCBB e no dia seguinte no Sesc de Ceilândia. Ao lado de Alcione e interpretando alguns dos seus textos a atriz Eliane Giardini. 

O projeto Escritores Brasileiros vem trazendo há um ano a Brasília reconhecidos autores brasileiros para uma conversa descontraída, mas sempre inteligente, com o público. E acompanhando os autores, sempre a performance de um artista de teatro. No caso de Eliane Giardini, uma “senhora” atriz de teatro, cinema e televisão.

Alcione Araújo ficou nacionalmente conhecido com a peça Há vagas para moças de fino trato. Mineiro de Januário, nascido em 1945, e radicado no Rio de Janeiro, ele é autor ainda de Doce Deleite, A Caravana da Ilusão e várias peças para o teatro, roteiros como os dos filmes Nunca Fomos Tão Felizes e Policarpo Quaresma.

Alcione também escreve há mais de dez anos para o jornal Estado de Minas e as mais de 500 crônicas foram reunidas no livro Urgente é a Vida, vencedor do Prêmio Jabuti de 2005 em sua categoria. Para ele, o encontro com o leitor, proporcionado hoje pela internet de uma maneira imediata, é estimulante: 

"Com a internet é imediata. Os leitores podem opinar, criticar, enviar sugestões em um tempo muito mais real e essa experiência é incrível".

Com ele, no CCBB e em Ceilândia, a atriz Eliane Giardini, que começou sua carreira aos 17 anos. Eliane fez muito teatro e na televisão se destacou em novelas como América e O Clone (com a qual recebeu o prêmio de melhor atriz pela Associação Paulista de Críticos de Arte) e a minissérie A Casa das Sete Mulheres. Irônica, elegante, versátil, Eliane Giardini é uma das mais importantes atrizes da atualidade.

Na sequência dos dois encontros, o projeto Escritores Brasileirs reserva ainda duas oficinas no sábado, dia 21. Das 9h30 às 12h30, Lúcia Fidalgo fala sobre os gêneros Crônica e Romance. E das 14h às 17h, Sylvia Cintrão, da UnB, fala sobre a Poesia em Cena. 

As duas professoras são ligadas à Catedra Unesco PUC do Rio e UnB de Leitura. As oficinas acontecem no Auditório do CCBB, com entrada franca.


SERVIÇO
Projeto Escritores Brasileiros
Data: 18 e 19 de maio, às 19h30 e 20h  no CCBB e no SESC Ceilândia, respectivamente
Entrada gratuita
Não recomendado para menores de 12 anos