sábado, 28 de maio de 2011

Do Concreto ao Mangue - Aquilo que Meu Olhar Guardou para Você


Rumos Teatro, programa de criação, gestão e intercâmbio entre destacados coletivos teatrais contemporâneos, sediados em diferentes regiões do Brasil, apresenta:

Um espaço de convivência e intercâmbio de conhecimentos entre o grupo brasiliense Teatro do Concreto e o grupo recifense Magiluth, tendo como foco a criação de metodologias de encenação e o enfrentamento de problemas de gestão no Teatro de Grupo.

Como ponto de partida para o desenvolvimento do projeto, os dois coletivos se colocam as seguintes questões iniciais:

1. Como essas questões relacionais e de gestão dos coletivos se refletem na sua poética?

2. Como as formas de criar reverberam nas formas de se organizar e gerir o grupo?

3. Como o grupo vê e se vê na cidade?

Para alcanças soluções e chegar a respostas sobre os temas propostos de criação e enfrentamentos de crises na gestão de coletivos teatrais, o projeto prevê duas janelas: de criação e de gestão.

Janela de Criação: A cada mês, os dois grupos trocam entre si três imagens de sua cidade de origem. Imagens que retratem a forma como cada Grupo vê seu ambiente. A partir destas imagens, os coletivos de atores, diretores, dramaturgos e técnicos disparam seus processos colaborativos de criação – explorando dramaturgia, linguagem corporal, referências... Como resultado dessa investigação, espera-se de cada grupo a criação de 6  cenas curtas.

Janela de Gestão: Também a cada mês os grupos trocarão, entre si, um desafio particular de seu coletivo, onde apresente um conflito de gestão, administração e/ou organização. A partir desta questão, com o distanciamento necessário, os grupos pensaram estratégias e possibilidades de soluções aos desafios um do outro. Estas serão postadas em um Blog - http://doconcretoaomangue.blogspot.com/ -, que poderá ser acessado e consultado por todos Brasil a fora. “Acreditamos que, durante o projeto, teremos no blog reflexões instigantes e de interesse de outros coletivos teatrais que perpassam metodologias de criação e também apontamentos sobre desafios de organização e convívio no teatro de grupo, bem como a relação entre essas duas Janelas.” Aposta Francis Wilker, diretor do Teatro do Concreto.

Nos últimos meses de desenvolvimento do projeto serão realizados encontros presenciais, sendo um em Brasília e outro em Recife, onde os grupos terão três ações prioritárias: Fórum de discussão sobre como as duas janelas pesquisadas no projeto se relacionam; Mostra de cenas curtas com discussão sobre o processo de criação das mesmas; e uma Oficina de exploração de espaços públicos com Luiz Fernando Marques, diretor do grupo XIX de Teatro. Para ampliar o debate sobre o projeto, foram convidados a acompanhar as apresentações os pesquisadores Alice Stefânia, Luiz Felipe Botelho, Luís Augusto Reis e Rodrigo Fisher.

Demonstração de Trabalho - Do Concreto ao Mangue

Recife – 4 e 5 de junho de 2011 – Teatro Capiba/Sesc Casa Amarela

Brasília – 9 e 10 de junho de 2011 - Espaço Cultural Renato Russo, da 508 Sul, às 19h30

Classificação: Livre.

Entrada franca