terça-feira, 5 de abril de 2011

POR QUE CONTINUAMOS FAZENDO E VENDO TEATRO?


No Dia Mundial do Teatro, que se comemora no dia 27 de março, a Faculdade de Artes Dulcina de Moares fez um ato de encerramento do Seminário Vivo EnCena.

O ato foi realizado no Museu da República, em Brasília, ao final do qual foi lançada a pergunta: 

"Por que continuamos fazendo e vendo teatro?"

Coletadas por e-mail, as respostas tem como objetivo chamar a atenção para a importância das redes de colaboração no fortalecimento do teatro no País.

E, principalmente, sobre a necessidade da criação de políticas públicas de cultura que assegurem acesso e fomento ao teatro brasileiro.

O Dia Mundial do Teatro é comemorado desde 1961, quando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

Leia a seguir respostas de pessoas que - de alguma forma ou outra - vivem da arte de representar. No post abaixo, veja fotos do ato apresentado pela Faculdade Dulcina no Vivo EnCena.

Mais respostas para essa pergunta serão postadas, a qualquer momento, aqui no Blog da Dulcina.

POR QUE CONTINUAMOS FAZENDO E VENDO TEATRO?

"Eu faço teatro por ser uma forma de encontrar com as pessoas e compartilhar experiências. Continuo vendo teatro na tentativa de me encontrar nas pessoas, em suas experiências"

José Regino

"Porque o teatro engrandece a alma, revela caminhos, supera obstáculos, transforma, aceita, cria, inventa, nos torna iguais"

Rosanalha Martins

"Porque representar faz parte do viver"

Duda Costa

"Porque é assim que eu posso brincar de casinha depois de velha. Um eterno brincar de casinha nessa casa chamada mundo!" 

Helen Dieb

"Eu acredito no teatro. E no seu potencial de transformar as pessoas a partir da observação sistemática do outro. Vivenciar corporalmente o olhar do outro e assim refletir sobre nossas próprias práticas cotidianas. Eu cresci assim. Me tornando alguém que eu queria ser no teatro, dada a impossibilidade de assim ser no mundo real. Mas no momento em que representava, eu era e pensava como o personagem e essa prática me possibilitava pensar com um outro pensar, sem as rédeas e travas do que, historicamente, eu havia aprendido. Assim, naquele momento, eu estava, sobretudo, aprendendo com a representação de um outro. No processo ensino-aprendizagem isso é fundamental. Eu, enquanto arte-educadora, percebo nas crianças e adolescentes essa natural dificuldade de serem eles mesmos e se expressarem. Crescer não é fácil, amadurecer não é fácil, interagir e integrar o mundo com suas exigências na atualidade não é fácil. Através do teatro, do ato de representar o outro, as crianças e adolescentes acalmam essa também natural ansia de 'ter' o mundo para perceberem-se capazes de 'ser' no mundo. Pelo menos por alguns segundos enquanto param e se colocam no lugar do outro. Cada segundo dessa reflexão vem somar com as inúmeras experiências de vida dessa idade e contribuem para formar seres com a melhor das qualidades: humanos!"

Luciana Gresta

"Porque teatro é arte e arte transforma o mundo. Precisamos fazer nossa parte. Ofertar arte aos lugares mais inacessíveis, consumir com senso crítico e promover nossa parte na transformação"

Felipe Moura

"Fazemos teatro para nos manter vivos e criativos. Embora os profetas de plantão sempre antevejam o fim do teatro, ele permanece sendo a arte da aproximação. No teatro, se pode ver as gotas de suor do ator, às vezes é possível até sentir seu cheiro. O teatro não é asséptico, distante. Um banho de sangue no cinema é visto entre mastigadas de pipoca. Num teatro, o estômago revira, o coração acelera, a respiração se entrecorta. Teatro é efêmero, é experiência única e irrepetível. É o ato da comunhão. Viva o teatro!"

Carmen Moretzsohnn

"Para voar é preciso bater as asas!"

Iury Pereira