quinta-feira, 7 de abril de 2011

POR QUE CONTINUAMOS FAZENDO E VENDO TEATRO?

No Dia Mundial do Teatro, que se comemora no dia 27 de março, a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes fez um ato de encerramento do Seminário Vivo EnCena.

O ato foi realizado no Museu da República, em Brasília, ao final do qual foi lançada a pergunta:

"Por que continuamos fazendo e vendo teatro?"

Leia mais respostas:

"Acho que continuamos fazendo/vendo teatro pela necessidade do ser humano em refletir sobre o mundo existente, criar outras possibilidades de mundo e investir no seu potencial criativo. Penso que quem faz teatro, o faz porque tem que canalizar de alguma forma a energia que está armazenada dentro dessa pessoa, uma energia que não foi 'gastada' em nenhuma outra atividade, seja porque tenha 'sobrado' um quantum de energia ou pelo fato de haver aquela inquietação que nada supre. Talvez a prática artística seja o que vai fazer calar aquela inquietação e/ou aumentar cada vez mais nossa capacidade de se inquietar e produzir. A inquietação não deve ser necessariamente calada. Acredito que a artista pode querer calar sua consciência, subconsciente, coração ou seja lá o que for ou pode querer expandir essa sua inquietação para as outras pessoas. Dependendo do grau de satisfação e de esgotamento do tema inquietante, pode-se trabalhar com ele mais vezes - fazendo falar e se expandir, ao invés de calar.

Anna Cristina Prado

"Faço teatro para viver mais vidas dentro da minha unica vida. Para nos libertarmos de amarras interiores, conscientes e inconscientes no teatro entramos em contato com o nosso verdadeiro eu, tu e vós".

Carol Esteves

"Porque é um espaço para refletirmos nossa condição humana e convívio em sociedade, além de ser um prazer imensurável!"

Silvia Paes

"Para fugir da realidade vizinha ou abraça-la intensamente".

Pedro Ribeiro

"Porque, quando criança, se contraí o germe do teatro, e não tem cura. Na verdade, porque acredito no Teatro com "T" maiúsculo, aquele que se remete as fontes naturais, arte verdadeira, aos Deuses que simbolizam as forças atuantes no tempo e no espaço, aquelas mesmas que expandem a consciência do homem frente a si mesmo e ao seu mundo. O teatro é arte dionisíaca (e porque não, também apolínea), afrodisíaca, poética, visceral, eterna porque una com o processo de auto-reflexo de nossa humanidade, com o seu pior, com o seu melhor. E salve o Brômio!

André Garcia

"Continuamos vendo e fazendo teatro porque queremos sentir, nos emocionar. E, assim, ter a certeza de que estamos VIVOS!"

Mariana Menezes